História do Curso e do Departamento de Zootecnia na UFV
Criado em 1976, o Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Viçosa integra o Centro de Ciências Agrárias. O curso de Zootecnia da UFV é um dos pioneiros no Brasil, tendo suas raízes no ensino das ciências agrárias, de onde surgiram as ferramentas para a criação do Curso e do Departamento.
Desde 1927 a UFV, na época Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), se dedica ao ensino das ciências agrárias formando assim uma base sólida para a criação do Curso de Zootecnia em 1972, juntamente com o primeiro curso de pós-graduação de Zootecnia em nível de Doutorado da América do Sul. A primeira turma de zootécnicos da então, já chamada UFV, colou grau em dezembro de 1976.
Com a implantação do Doutorado, os professores, vendo a necessidade de especialização, foram na sua maioria para os EUA obter novos títulos de graduação. Era mantida uma parceria com a Pardue University, então não só os docentes da UFV foram para a universidade norte-americana, como os de lá, beneficiados pelo convênio, vieram capacitar e ajudar na instalação de laboratórios e procedimentos de pesquisas aqui no Brasil.
Era consenso geral entre os docentes do curso de Zootecnia, que o estabelecimento dos laboratórios e instalações de pesquisa eram prioridade, em detrimento da sede administrativa, por esse motivo, a sede foi construída só mais tarde. Desde suas raízes, a Zootecnia – UFV é de muita expressividade e prestígio não só dentro da universidade, como também fora dela, devido as várias parcerias, aos órgãos associados e onde os profissionais aqui formados exercem sua profissão.