Professores do DZO ministram curso para pesquisadores da Bolívia

Entre os dias 26 de abril e 04 de maio deste ano de 2021, os professores do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fabyano Fonseca e Silva e Renata Veroneze, ministraram um curso de capacitação sobre Seleção Genômica para técnicos bolivianos do projeto “Inovação de Sistemas Forrageiros Resilientes à Seca nos Vales Mesotérmicos de Cochabamba, Bolívia, no marco da Gestão Integrada de Bacias” – COTRIFOR, um projeto de Cooperação Técnica Trilateral (Brasil-Alemanha-Bolívia).

O projeto foi realizado em ambiente virtual e também contou com a participação de profissionais da Universidades da Bolívia, além dos técnicos envolvidos diretamente com o projeto. O Curso teve carga horária de 21h e estava contemplado no Plano Operacional do projeto dentre as ações a serem executadas pela UFV.

A progamação do curso envolveu os seguintes tópicos: equações de modelos mistos, confiabilidade e resposta a seleção, marcadores SNP, seleção genômica (GS) e associação, genômica, matrizes de parentesco, controle de qualidade do genótipo e práticas de seleção genômica no software R. Na abertura do evento estiveram presentes Wólsfi Yuri de Souza, coordenador geral da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), João Carlos Soub, da ABC, Mário Veizaga coordenador do projeto na Bolívia junto a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH da Alemanha, Odilon Gomes Pereira coordenador do projeto COTRIFOR na UFV, dentre outras autoridades do governo boliviano e os professores Fabyano e Renata.

Por fim, o Prof. Odilon agradeceu aos colegas do DZO por terem disponibilizado do seu tempo para oferecer o curso dentro da programação do COTRIFOR. A Professora Renata, chefe do Departamento, também fez uso da palavra e agradeceu pela oportunidade e destacou a importância de parcerias como esta. O curso obteve uma avaliação positiva de acordo com os participantes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *