UFV abre edital para contratação de zootecnistas

A UFV abriu hoje (30) as inscrições para o concurso destinado a contratação de profissionais técnico-administrativos. Dentre as vagas oferecidas, duas são de zootecnista no campus Viçosa. A inscrição deve ser realizada somente pela internet no site www.pgp.ufv.br, na aba ‘Concursos, do dia 30/11 até o dia 16/12. A taxa de inscrição é de R$130,00.

Os profissionais selecionados devem ser graduados em Zootecnia, e irão realizar pesquisas sobre a genética animal, métodos aperfeiçoados de criação e/ou problemas conexos, aplicando conhecimento científicos. Dessa forma, deverão, dentre as atividades:

-Controlar o processo de reprodução, empregando métodos especiais e adequados;

-Realizar experiências, testando diferentes condições de alimentação, habitat, higiene e outros aspectos referentes aos animais;

– Aperfeiçoar métodos de combate e parasitas. Aperfeiçoar métodos de determinação do abate dos animais;

-Aperfeiçoar métodos de preparação e armazenamento de produtos animais. Pode especializar-se em determinado campo da Zootecnia a ser designado de acordo com sua especialidade;

-Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade.

Em relação a ações afirmativas, 60% das vagas serão destinadas à Ampla Concorrência, 20% aos candidatos com deficiência, e 20% aos candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos. O concurso se dará em uma única etapa e constará de provas teóricas e práticas. As provas teóricas serão constituídas de questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada questão, e de prova discursiva, quando houver, conforme conteúdo programático. Elas terão questões de Língua portuguesa e conhecimentos específicos da área. O candidato que não obtiver a pontuação mínima de 70% (setenta por cento) do total de pontos obtidos na prova objetiva estará automaticamente eliminado do concurso. 

Ambas as provas serão realizadas no campus UFV, sendo as teóricas no dia 20/03/22. As práticas estão com data prevista para dia 16/04/22. Na primeira, o candidato deverá levar caneta esferográfica fabricada em material transparente de tinta preta ou azul, Comprovante Definitivo de Inscrição e documento de identidade original.

 A publicação do resultado final do concurso será feita em três listas, contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos candidatos com deficiência e dos candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos; a segunda, somente a pontuação dos candidatos com deficiência e a terceira, somente a pontuação dos candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos. A data da divulgação será anunciada no http://www.pgp.ufv.br.

Mais informações sobre o conteúdo programático que contará na prova para zootecnista podem ser encontradas aqui. Já o edital completo, com informações sobre isenção de taxa, duração da atuação, dentre outros detalhes, aqui. Outras dúvidas podem ser tiradas no link abaixo: https://pgp.ufv.br/edital-01-2021/

Professores Dilermando Fonseca e Janaina Martuscello publicam segunda edição do livro “Plantas Forrageiras”

Já está disponível para compra a edição atualizada de “Plantas Forrageiras”, livro escrito pelo professor Dilermando Fonseca, do DZO, em parceria com Janaina Martuscello, professora do DEZOO da UFSJ. A nova versão, que em menos de um mês de lançamento, já vendeu mais de 300 exemplares, conta com a inclusão de um capítulo inédito. Ela visa atender a grande demanda por profissionais e usuários da área de forragicultura e pastagens de forma atualizada e ampliada, para continuar atendendo os diversos segmentos da sociedade.

A obra aborda as principais espécies de plantas forrageiras que compõem os sistemas de exploração da pecuária brasileira, suas características morfológicas e agronômicas, bem como sua utilização. Conta com uma introdução abrangente sobre o histórico e a importância das forrageiras no sistema de produção, mostrando a relevância do conhecimento para a escolha adequada da forrageira e do manejo das pastagens. 

Além de apresentar informações atuais das principais gramíneas mais utilizadas nos sistemas de produção tropical, estão descritas as principais leguminosas forrageiras para os sistemas de produção brasileiros e as inúmeras gramíneas e leguminosas forrageiras de clima temperado. O assunto foi tratado por pesquisadores e professores renomados de diversas instituições de pesquisa e ensino do Brasil.

Em declaração, Dilermando contou um pouquinho sobre a experiência com a publicação do livro. 

O processo de criação e, ou, idealização desta obra surgiu após vários anos trabalhando como como pesquisador e ministrando aulas sobre as forrageiras quando com frequência sempre era consultado por técnicos, pesquisadores, produtores, estudantes e profissionais da área. Diante desta realidade tive oportunidade e o prazer de orientar, no mestrado e doutorado, a Professora Janaina, coeditora do Livro, que ao participar de minhas aulas, considerando que eu demonstrava amplo conhecimento do assunto, perguntou-me porquê não escreveria um livro sobre plantas forrageiras. Então, disse a ela que este era um projeto antigo e que, se ela aceitasse auxiliar-me, concretizaria este plano.

 Assim, iniciamos as ações, mas, mesmo com algum conhecimento do assunto, entendemos que deveríamos convidar especialistas de cada gênero das forrageiras. Esta decisão foi bem aceita pelos convidados, que aplaudiram a iniciativa e se dispuseram a participar. Com isto, temos hoje essa Obra inédita, na primeira edição e na segunda também pela sua ampliação e atualização, que aborda de forma diferenciada das demais publicações as principais forrageiras com detalhamento de suas características morfológicas e agronômicas e forma de utilização com resultados de pesquisas.”

‘Plantas Forrageiras – 2ª Edição” pode ser encontrado para compra no site da Editora UFV.

 

 

DZO realiza seleção de monitor nível II para o PHT 2021/2

Estão abertas as inscrições para a seleção de um monitor bolsista para atuar na disciplina ZOO 470 – Bioclimatologia Animal durante o Período Híbrido de Transição (PHT) – 2021/2. A bolsa é no valor de R$600,00 (seiscentos reais) para uma carga horária total de 12 (doze) horas semanais.

A vaga é direcionada aos estudantes da pós-graduação ou que estejam realizando estágio pós-doutoral na UFV. Além disso, estes devem cumprir os requisitos de não terem ultrapassado o limite de 18 meses, no caso de mestrado, e 42 meses, no caso de doutorado, e obtido nota maior ou igual a 75 na disciplina do em questão ou sua equivalente.

Os interessados podem se inscrever por meio do envio do Histórico Escolar e do Requerimento de Inscrição (disponível em nosso site) para o e-mail dzo@ufv.br até às 17h do dia 26/11/ 2021.

A seleção do monitor ocorrerá após uma Prova Oral aplicada remotamente, com nota atribuída de 0 a 100, e a análise do Histórico Escolar/Coeficiente de Rendimento Acadêmico, que será pontuado da mesma forma. Porém, somente os candidatos que obtiverem média acima de 70 pontos nas duas avaliações serão classificados. Em caso de notas finais iguais, terá preferência aquele com maior coeficiente de rendimento na graduação. Porém, caso o número de classificados seja maior que o número de bolsas disponíveis, os classificados excedentes poderão ser admitidos como Monitores Voluntários.

O formulário de inscrição e o edital do processo seletivo, na íntegra, podem ser encontrados aqui.

DZO divulga edital de monitoria do PHT 2021/2

Acompanhando o início das aulas, foi liberado hoje (22) o edital referente a seleção de monitores para algumas das disciplinas que estão sendo ofertadas durante o Período Híbrido de Transição (PHT) – 2021/2. 

É importante ressaltar que o cargo de monitor é voluntário, e só podem se inscrever estudantes de graduação e pós-graduação que tenham sido aprovados na(s) disciplina(s) nas quais se candidatarão a monitoria, sua(s) equivalente(s) ou disciplina(s) de caráter mais abrangente.

Os interessados devem se inscrever enviando o Histórico Escolar e o Requerimento de Inscrição (disponível em http://www.dzo.ufv.br/) para o e-mail dzo@ufv.br até às 17h do dia 24/11/ 2021. Além disso, será aplicada remotamente uma Prova Oral, com nota atribuída de 0 a 100. Outro critério de seleção será a análise do Histórico Escolar/Coeficiente de Rendimento Acadêmico, também com nota atribuída de 0 a 100. 

Abaixo, estão as disciplinas disponíveis para atuação dos monitores:

ZOO 201 – Fisiologia da Digestão; 

ZOO 300 – Fisiologia dos Animais de Interesse Zootécnico; 

ZOO 426 – Bovinocultura de Leite; 

ZOO 427 – Bovinocultura de Corte;

ZOO 436 – Produção de Bovinos de Leite; 

ZOO 437 – Produção de Bovinos de Corte; 

ZOO 440 – Nutrição Animal I;

ZOO 442 – Nutrição e Alimentação de Monogástricos; 

ZOO 445 – Nutrição e Alimentação de Ruminantes;

ZOO 451 – Forragicultura Aplicada;

ZOO 470 – Bioclimatologia Animal; 

ZOO 472 – Bem Estar Animal; 

ZOO 483 – Nutrição e Alimentação de Bovinos de Leite

Serão aprovados os candidatos que obtiverem média acima de 70 pontos nas duas avaliações. A admissão obedecerá à ordem de classificação dos candidatos, de acordo com o número de vagas disponíveis. Em caso de notas finais iguais, terá preferência aquele com maior coeficiente de rendimento na graduação. 

O formulário de inscrição e o edital do processo seletivo podem ser encontrados aqui.

Confira os destaques do SIMLEITE 2021

Neste mês, durante os dias 17 e 18, ocorreu a oitava edição do Simpósio Sobre Produção de Leite no Brasil, o SIMLEITE. O evento, organizado pelo DZO e pelo DVT e com coordenação geral da Prof Polyana Pizzi Rotta, ocorreu de forma 100% online.

A edição deste ano contou com 260 inscritos e com o envio de 62 resumos, sendo mais de 50 deles publicados. Nos dois dias de evento, foram 14 palestras apresentadas e divididas em 3 blocos: Nutrição, Bem Estar Animal e Reprodução. Dentre os ministrantes, foram elencados membros vindos de diversas instituições nacionais e também dos EUA.

Além da apresentação, os 3 melhores resumos submetidos foram premiados. Confira abaixo os vencedores:

1º Lugar:

Percepção do consumidor em relação a dois métodos de mochação em bezerros leiteiros

(Autoria de: L.S. Santos, P.P. Rotta, L.H.R. Silva, D.L. Sousa, A.P.O. Neto, P.T.R. Salgado, J.V.C. Rodrigues, M.M. Ferreira, H.D.C. Silva)

2º Lugar:

Effects of microwave thermal treatment on ruminal degradation and in vitro intestinal digestibility of feedstuffs

(Autoria de: E. F. Santos, V.C.L. Morais, J.D, Pinheiro, P.V.F. Corrêa, E.A.C., Lopes, M. M. Ferreira, M.I. Marcondes)

3º Lugar:

Protein requirement in pregnant dairy cows

(Autoria de: T.D.A. Silva,F.P. Provazi,B.M. Martins,M.I. Marcondes, M.M. Campos, S.C.V. Filho, P.P. Rotta)

 

Apesar de as inscrições já estarem encerradas, as palestras do VIII SIMLEITE estarão disponíveis para acesso pelos inscritos pelos próximos 30 dias. Os anais do simpósio contendo as palestras e resumos podem ser acessados gratuitamente em https://www.simleite.com.br/anais/

 

Boas vindas aos novos professores do DZO

O Departamento de Zootecnia efetuou duas novas contratações: os docentes Erica Beatriz Schultz e Alex Lopes da Silva.

Érica é Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal de Uberlândia (2015), Mestre e Doutora em Zootecnia também pela UFV, tendo conquistado o título em 2020. 

No DZO, atuará como professora de Zootecnia de Precisão e Bioinformática. Quando questionada sobre as expectativas para a nova fase, afirmou:

É uma honra integrar à equipe do departamento que é referência para a Zootecnia. Minhas principais metas são contribuir para a formação profissional, preparando os discentes para novas tecnologias e desafios, como também para o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de zootecnia de precisão e bioinformática.

Por sua vez, Alex é Bacharel em Zootecnia pela UFV (2011), Mestre e  Doutor em Zootecnia. Agora, ele atuará como docente na área de Bovinocultura de Leite. Sobre o que espera enquanto parte do Departamento, declara:

“Considero a inserção no corpo docente do DZO como um grande passo na minha carreira como docente. Fazer parte de um Departamento que possui uma ótima estrutura, proporciona boas condições de trabalho e está repleto de profissionais altamente qualificados, é, sem dúvidas, um grande motivador. Assim, as minhas expectativas profissionais e pessoais são as melhores possíveis. Espero contribuir significativamente para manter a excelência em Ensino, Pesquisa e Extensão que o DZO tem demonstrado ao longo do tempo.”

Informações de contato e mais detalhes curriculares dos recém-contratados podem ser encontrados na aba “Corpo Docente”. Sejam bem-vindos, Érica e Alex!

Professor Rodrigo Fortes publica livro reunindo pesquisas sobre a Tilápia

Recentemente, o docente Rodrigo Fortes da Silva, responsável pela disciplina de Aquicultura e coordenador do Laboratório de Aquicultura do Departamento de Zootecnia, publicou o livro Biology and Aquaculture of Tilapia.

Vale ressaltar que, atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor mundial de Tilápia, e, segundo informações da PeixeBR, a espécie representa 60% da produção do país. Nesse viés,  até 2030, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) prevê um importante impulso ao atual consumo de pescado na América Latina.

Em busca de acompanhar esse cenário, o Biology and Aquaculture of Tilapia trará importantes informações para os nossos alunos sobre os conhecimentos que envolvem essa atividade. Além disso, o livro conta com professores pesquisadores de diversas universidades nacionais e internacionais e traz  conhecimentos multidisciplinares sobre nutrição, comportamento alimentar e ingestivo, fisiologia digestiva, osmorregulação, melhoramento genético, larvicultura, tecnologia do pescado, bem estar e sistema bioflocos na tilapicultura.

A produção, também creditada aos editores José Fernando López-Olmeda e Francisco Javier Sánchez-Vázquez, pode ser encontrada para compra na Amazon, no formato digital (Kindle) e na versão física.